quarta-feira, 23 de junho de 2021

O QUE ACONTECE QUANDO UMA EMPRESA DEIXA DE PAGAR SEUS IMPOSTOS?

 



No meio da jornada do empreendedor, é muito comum ele se deparar com dificuldades financeiras em sua empresa, com falta de dinheiro no caixa e sem recursos disponíveis a curto prazo. Por conta disso, muitas vezes o empreendedor toma a decisão de deixar os impostos de lado, para conseguir pagar outras prioridades como: fornecedores, colaboradores, prestadores de serviço e outros.

Porém mesmo que aparente ser a decisão mais conveniente no momento para o empreendedor, atrasar os impostos pode acarretar uma série de problemas para a empresa. Vamos falar de algumas das penalidades que ocorrem quando o empreendedor deixa de pagar os impostos tributários da empresa.


Sonegação fiscal e bloqueio de bens


Caso os impostos pendentes da empresa fique muito tempo em aberto, a empresa poderá correr o risco de sofrer bloqueio de bens para que o FISCO não seja lesado pela falta do recolhimento do imposto.

E mais, a empresa poderá ser acusada de sonegação pela Receita Federal, Secretaria Municipal ou Secretaria Estadual. Dificultando mais ainda a situação da empresa.


Juros de Mora


Além da multa sobre o atraso, também será acrescentado o juros de mora. Os juros são calculados a partir do mês seguinte ao do vencimento. E são calculados com base na taxa Selic +1% (Pode variar de acordo com a época).


Dificuldades em realizar parcerias


Normalmente antes de fechar uma parceria, é muito comum as empresa pedirem as Certidões Negativas de Débitos, para verificarem os cadastros de inadimplentes, para entenderem com que tipo de empresa estão fazendo negócio. Caso a empresa esteja com impostos em aberto, será muito difícil conseguir realizar uma parceria.



Será que vale a pena deixar de pagar seus impostos?


Como vimos as penalidades por deixar de pagar os impostos são muito rigorosas, sendo assim, não vale a pena deixar de pagar seus impostos. A melhor coisa a se fazer e se planejar com uma reserva de emergência da empresa, para qualquer imprevisto que possa ocorrer no futuro.
Seria interessante atrasar os impostos, caso os juros e as multas tivessem um custo menor do que o custo de empréstimos realizados nas instituições financeiras. Mas é preciso um planejamento muito bem organizado, para não acabar se enrolando mais ainda.


Se você precisa de um levantamento efetivo dos impostos que estão em aberto da sua empresa e uma estratégia organizada para eliminar pendências da forma mais rápida possível, conta - te nos. Faremos um diagnóstico completo para você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?

  PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?  Bem vindo a GESTÃO CERTA ONLINE !!  Ola !!  Pensando em abrir uma empresa e ainda não sabe o que é necess...