quinta-feira, 29 de março de 2018

UM NOVO ANO NOVO - MICHAEL HYATT - by EVERYNOTE

Um Motivo Principal Pelo Qual Seus Objetivos Provavelmente Não Vão Dar Certo — E o Que Você Pode Fazer Para Mudar Isso

Estamos na época dos objetivos de ano novo. Os pesquisadores da Wharton School dizem que somos inclinados a olhar para frente em busca de metas novas e importantes em pontos significativos do calendário, tais como o início de um novo ano. Eles chamam isso de “efeito começo novo em folha”. A má notícia é que o efeito não dura muito.
De acordo com uma pesquisa, quatro de cada dez pessoas normalmente definem objetivos no começo do ano. Outras duas em dez fazem isso pelo menos em alguns anos. Mas menos de 10% consegue realizar de fato. A maioria de nós consegue manter nossos objetivos por algumas semanas, mas nem a metade vai chegar até o meio do ano.
Há muitos motivos para esta queda. Por exemplo, os objetivos normalmente são vagos. Metas como ficar saudávelperder peso, e economizar mais dinheirosão muito abstratas para significarem alguma coisa. Fora da saliência do “começo novo em folha”, é difícil permanecer conectado emocionalmente a estes objetivos.
Outro motivo é que às vezes nossos objetivos são deveres e não desejos. Eles são coisas que devemos fazer, mas realmente não queremos. Queremos outras coisas com mais vontade, então nossos objetivos são desviados.
Os objetivos falham porque realmente não acreditamos que podemos ter sucesso.
Há meia dúzia de outros motivos como esse, e todos eles tem um efeito na nossa capacidade de permanecermos focados nas metas. Mas um motivo que normalmente passa despercebido é: nós não acreditamos realmente que podemos ter sucesso.

Cuidado com a toxina do objetivo

De acordo com a pesquisa que mencionei acima, muito mais pessoas na casa dos vinte anos conquistam seus objetivos quando comparados com aqueles acima dos cinquenta. E uma pesquisa da Harris Poll descobriu que as pessoas tem muito mais probabilidade de achar que os objetivos são “uma perda de tempo” conforme a idade vai passando; mais de dois terços das pessoas acima de 65 anos acha que eles não tem sentido.
Por quê? Uma das maneiras que nos preparamos contra a decepção é parando de aumentar nossas esperanças. E após décadas de contratempos e falhas, muitas pessoas duvidam que um futuro melhor seja possível. (Para pessoas mais jovens, a relativa falta de experiência é na verdade um benefício!) Mas, se você acredita que seu sonho é impossível — ou até mesmo improvável — você não fará as ações necessárias para realizá-lo. Então, por que se incomodar? Ou você não vai começar, ou não vai dar o seu melhor.
Os objetivos falham porque não acreditamos que podemos ter sucesso. Explico isso em detalhes no meu livro, Your Best Year Ever (Seu Melhor Ano de Todos os Tempos), dizendo que a dúvida é uma toxina de metas. Você já conhece todos os sinais. Aqui estão alguns exemplos:
  • O mercado de trabalho está horrível. Nunca vou conseguir alguma coisa melhor.
  • Nunca vou perder peso. Estou gordo há anos.
  • Meu casamento está preso, e meu/minha esposo/esposa não se importa.
  • Não consigo me livrar deste vício. A vida é estressante demais.
  • Nunca fui bom com dinheiro. Mal consigo pagar minhas contas.
A esperança por algo melhor pode surgir com o ano novo, mas logo após caímos na desconfiança. Todos estes pensamentos se juntam à separação, falha e mais decepções. Não é surpresa quando no final do ano as pessoas ainda estão presas em trabalhos que odeiam, não estão se sentindo saudáveis e estão falidas. É previsível.

Você ganha aquilo que espera

Sei que algumas pessoas acreditam na Lei da Atração. Mas há uma explicação muito mais simples para como nossas crenças afetam nossa experiência para o futuro. Temos uma tendência a viver o que esperamos.
Nossas expectativas moldam o que acreditamos ser possível.
Em 1928, o sociólogo William Thomas disse: “Se os homens definem as situações como reais, elas são reais em suas consequências.” 20 anos mais tarde, outro sociólogo, Robert Merton, refletiu sobre o Teorema de Thomas e criou o termo “profecia autorrealizável”. Karl Popper, o filósofo da ciência, chamou isso de “Efeito Édipo”, em homenagem ao herói da mitologia grega cuja vida cumpriu uma profecia trágica.
Nossas expectativas moldam o que acreditamos ser possível. Por sua vez, estas expectativas e crenças moldam nossas percepções e ações. Isso significa que elas também moldam os resultados. E isso significa que elas moldam nossa realidade.

Um exercício simples para mudar a direção

Temos várias crenças sobre o mundo, outras pessoas e nós mesmos que nos limitam. A mudança real começa com o aprimoramento destas crenças. Eu apresento um processo em detalhes no Your Best Year Ever, mas o básico é simples assim. (Por sinal, você consegue fazer este exercício com uma folha de papel ou abrindo uma nova nota no Evernote. Desenhe uma linha na folha para criar duas colunas ou comece uma tabela em uma nota.)
Pense em algo que você quer para o ano novo: algo para você, para sua família, algo material, emocional, espiritual, qualquer coisa. Pergunte: O que me impede de conquistar isso? Escreva suas respostas na coluna da esquerda. Agora faça um desafio sobre elas. Elas são precisas? São exageradas? São úteis? O que você faria diferente se estas respostas fossem falsas? Rejeite as respostas que você conseguir, e tente readequar o resto para que exista espaço para possibilidade.
Na coluna da direita, escreva crenças novas ou revisadas que são mais precisas e mais úteis. Trabalhando com os exemplos acima:
Qualquer coisa que você escreva na coluna da direita, pense nestas verdades libertadoras como seu manifesto pessoal para conquistar suas metas.
Um objetivo só é tão bom quanto a crença por trás dele. Adotar uma nova noção do que é possível é o primeiro passo para viver o seu melhor ano de todos os tempos. E a boa notícia é que qualquer contratempo ou decepção que você tenha vivido até hoje, não define seu futuro. Só você pode fazer isso.
Michael Hyatt tem um podcast, blog e está na lista de bestsellers do New York Times. Seu livro mais recente é o Your Best Year Ever.

by Everynote 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?

  PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?  Bem vindo a GESTÃO CERTA ONLINE !!  Ola !!  Pensando em abrir uma empresa e ainda não sabe o que é necess...