quinta-feira, 5 de agosto de 2021

5 dicas para você otimizar sua gestão comercial ao captar clientes


O comércio está cada vez mais competitivo, por isso é muito importante que você empreendedor trace estratégias para otimizar a gestão comercial da sua empresa, e consequentemente aumetar o seu número de clientes. 

Felizmente, essa tarefa não é uma tarefa tão dificil como parece, para ajudar os empreendedores a terem sucesso nessa organização na sua gestão comercial, preparamos 5 dicas para que você posso otimizar a sua gestão comercial e aumentar a sua carteira de clientes.



1. Identifique as travas na gestão do seu negócio

Antes de começar a propor as mudanças, você precisa saber onde elas são necessárias. Para isso, é fundamental identificar as travas e começar a fazer as perguntas certas: por que essa equipe vende mais do que as outras? O que falta para que meus vendedores estejam mais satisfeitos? Como está o relacionamento com os clientes? Reconheça o que você possa melhorar. 


 


2. Trace metas

Todas as empresas tem os seus objetivos e metas a serem atingidas. Se o departamento comercial ainda não, comece já a traçá-las. Coloque no papel todos os resultados que você almeja alcançar e direcione a equipe para chegar até eles. Um grupo que sabe aonde quer chegar tem mais garra para alcançar e bater as metas. 


 


3. Promova o diálogo 

Dialogar é uma das ações mais importantes dentro do setor comercial. Uma comunicação aberta e de duas vias é crucial para otimizar a gestão comercial. Saiba ouvir o que os seus colaboradores têm a dizer e valorize as suas opiniões. Saiba o momento certo de cobrar e também ofereça respostas práticas para as reivindicações dos seus funcionários. 


 


4. Seja um líder 

Um gestor moderno preocupa-se muito mais com a sua equipe do que com resultados brutos. Na prática, isso não significa que você vai abrir mão do lucro. Muito pelo contrário. Quando você se dedica aos seus funcionários e reconheça o bom trabalho dele, os resultados são muito melhores. Sabendo disso, saia à frente das questões, coloque-se no lugar dos seus vendedores e saiba ser um grande líder, ao invés de ficar sentado do seu posto cobrando o que você mesmo não é capaz de fazer. 


 


5. Dê condições de trabalho 

Sua equipe precisa ter as condições adequadas para realizar grandes conquistas. Não adianta colocar uma meta se as ferramentas de trabalho estão defasadas. Isso inclui as condições do ambiente, como ventilação, iluminação, conforto e refeições, e as circunstâncias externas como transportes, formas de pagamento e tudo o que possibilita que o seu colaborador realize as atividades com mais prioridade.



DICA BÔNUS :



6 - Crie uma equipe heterogênea e bem distribuída 

Uma equipe produtiva é formada por pessoas que desempenham da melhor maneira possível as suas funções. Com isso, sabemos que os funcionários possuem habilidades e competências diferentes. Se for bem gerenciada, essa diversidade será de grande valor. Os perfis dos vendedores de uma empresa precisam se complementar. Desse modo, é possível organizar esses colaboradores dentro do processo de vendas, alocando cada um na área em que o seu aproveitamento for melhor.



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