sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Vinho Assemblage

 

Se você é apaixonado pela bebida dos deuses, certamente já ouviu falar de vinhos assemblage. Vinhos assemblage também são chamados de vinhos de corte, ou blends. Eles consistem na produção de uma mistura de várias uvas  (geralmente duas ou três), em busca de desenvolver uma bebida mais equilibrada, completa e complexa.


O melhor exemplo de um vinho assemblage são os Bordeaux, que geralmente são desenvolvidos a partir de três uvas francesas: Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc. Entretanto, hoje é possível encontrar e experimentar vários vinhos de corte diferentes, desenvolvidos de acordo com a criatividade do enólogo.


Misturar tipos de uva diferentes é uma excelente estratégia para valorizar características positivas da bebida e também deixar menos perceptível algum aroma ou sabor que não é tão interessante para um determinado vinho. Exatamente por isso, os blends são vinhos mais complexos e, em alguns casos, mais fáceis de consumir.



Como ele é produzido ?

Muitos profissionais e apreciadores do vinho consideram o blend uma verdadeira arte milenar e bastante minuciosa.Afinal, para dar vida ao vinho perfeito, é preciso muito conhecimento sobre as características gustativas e aromáticas de cada uva e o resultado de suas misturas.

Durante a produção do vinho, as uvas podem passar juntas ou separadas pelo processo de fermentação e a forma

como cada uma das etapas de preparo do vinho é realizada também vai influenciar no resultado final. Por isso, experiência, sensibilidade, criatividade e muito conhecimento são habilidades fundamentais ao enólogo que quer criar um assemblage de qualidade.



Os diferentes tipos de uvas e safras

Tratando-se das misturas de uvas e de safras, os vinhos assemblage são produzidos, basicamente, de duas formas:

da mesma safra: são utilizadas uvas variadas, mas que são cultivadas na mesma safra ou no mesmo ano;

de safras diferentes: são utilizadas uvas cultivadas em safras distintas, a fim de equilibrar o sabor, o tanino e outras características.



Alguns dos vinhos de corte mais famosos do mundo :

Toda vez que o enólogo respeita o terroir que tem à sua disposição, ele terá como produto uma uva equilibrada, com condições ideais de acidez, açúcar e madureza que vão desde a semente até a casca. Essas vinhas não necessitam de química corretiva e acabam resultando em ótimos exemplares de vinho. Veja agora alguns dos cortes mais conhecidos e estimados do mundo: 



Corte Bordalês

Um exemplo clássico de vinho de corte é o Bordalês. A uva Cabernet Sauvignon produz um vinho tânico, austero e colorido que frequentemente é mesclado com o de outras variedades, encontrando a maciez vinda da Merlot e as notas frutadas da Cabernet Franc.

Essa combinação forma o famoso vinho francês de Bordeaux, com sabores e características equilibradas e inesquecíveis. O corte bordalês é tão apreciado que a mistura já é reproduzida em outras regiões produtoras do mundo, como Austrália e Califórnia nos Estados Unidos. 



Corte Duriense 

Esse método é uma versão de vinho de mesa do delicioso corte do vinho do Porto. Característico da região portuguesa do Douro, esse clássico mescla as cepas Tinta Amarela (chamada de Trincadeira no Alentejo), Tinta Barroca, Tinta Roiz (Tempranillo), Tinto Cão, Touriga Franca e Touriga Nacional. 

A alta porcentagem da última variedade empresta requinte e elegância ao corte, que dá origem a vinhos com taninos bem estruturados, equilibrados e de bom corpo. 



Corte Alentejano 

O corte de Alentejo possui uma riquíssima produção de rótulos memoráveis, ideais para quem gosta de variar de adegas na experimentação. O Alentejo é a maior região de Portugal, que não poderia ficar sem um corte típico, que varia bastante nas combinações. 

Os vinhos mais clássicos alentejanos contam com as uvas Trincadeira, Aragonez (Tempranillo) e Alicante Bouschet. Porém, já existem muitas outras variedades de castas, como a Castelão e a Touriga Nacional, que são pedidas indispensáveis para a elaboração dos vinhos mais jovens e frutados.



Corte GSM 

A sigla GSM indica as iniciais das três uvas tintas que se combinam para formar esse corte: Grenache, Shiraz e Mourvèdre. Aparece tipicamente nos vinhos da região do sul da França do Vale do Rhône, como nos rótulos Côtes du Rhône e o Châteauneuf-du-Pape, um dos mais célebres do mundo.

Os vinhos Châteauneuf-du-Pape podem contar com até 14 variedades de uva em sua composição e a combinação de todas elas forma um mosaico perfeito. Esses exemplares são concentrados, potentes, aromaticamente complexos, com acidez refrescante e taninos evidentes. 

O corte GSM dá origem a vinhos muito macios, frutados e de corpo robusto, podendo ser consumidos ainda bastante jovens. É um método muito comum nas produções californianas e australianas. 




Como harmonizar o vinho assemblage?

Os clássicos vinhos Bordeaux, que trazem as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc, por exemplo, são tintos equilibrados e macios, e harmonizam muito bem com:


  • carnes vermelhas, sem muita gordura. A fraldinha, que tem as fibras mais longas, é uma excelente escolha;
  • massas com molho à bolonhesa, acompanhadas de queijo parmesão;
  • carnes brancas, como um frango assado com especiarias;
  • aperitivos mais fortes, como é caso do gorgonzola, um delicioso queijo de mofo azul;
  • queijos de mofo branco.


Os rótulos brancos também são deliciosos exemplares de vinhos de corte. Um exemplo é a bebida preparada a partir da mistura das uvas Grenache Noir e Cinsault, que dá origem a um rosé elegante, brilhante e delicado, que traz frescor e notas mentoladas no paladar. Para harmonizá-lo, boas dicas são:


  • pratos leves e preparados com carnes brancas, como um peixe grelhado;
  • pratos provençais, caracterizados pelo sabor do azeite e de ervas aromáticas;
  • legumes;
  • aves;
  • terrines de peixe;
  • acompanhando aperitivos.

Outros tintos assemblage, na maioria das vezes, harmonizam perfeitamente com massas e queijos, equilibrando aromas e sabores mais complexos. Já os brancos mais encorpados são a companhia perfeita de peixes como o bacalhau, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?

  PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?  Bem vindo a GESTÃO CERTA ONLINE !!  Ola !!  Pensando em abrir uma empresa e ainda não sabe o que é necess...