sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Vinho Carbenet Sauvignon



Se você também é um apaixonado por vinhos, provavelmente já provou um ou mais exemplares da uva Cabernet Sauvignon. A casta mais produzida e consumida em todo o mundo carrega a tradição da região de Bordeaux, na França, e hoje já ganhou o mundo pela sua versatilidade. 

De forma geral, os vinhos tintos produzidos a partir da Cabernet Sauvignon são de cor profunda, encorpados, com forte acidez e taninos acentuados. A produção da uva em regiões, climas e blends diferentes faz com que a casta dê origem a vinhos que vão desde rótulos com ótimo custo-benefício até vinhos que estão entre os mais caros do mundo. Fique até o final para saber sobre esse maravilhoso vinho ! 



Características da Cabernet Sauvignon:

A uva Cabernet Sauvignon, conhecida como rainha das tintas, ainda no pé tem como características principais a casca grossa e a polpa pequena – o que resulta no sabor concentrado e alto tanino. O amadurecimento da casta é tardio, o que significa que os bagos de Cabernet são alguns dos últimos a serem colhidos no processo de produção. Além de termos ótimos exemplares de rótulos 100% Cabernet Sauvignon disponíveis no mercado, a uva é fácil de ser misturada com outras, com ótimos resultados dos blends. 


São vinhos que costumam envelhecer muito bem e, quando em barrica, seus taninos são amaciados, dando espaço aos aromas de baunilha, ameixa, chocolate e tabaco. Os aromas mais comuns do Cabernet Sauvignon são cereja-negra, cassis, pimentão, especiarias e cedro.


Em regiões produtoras com clima marcado por temperaturas mais altas, é comum os vinhos terem mais corpo, taninos suaves e aromas de frutas negras. É o caso dos Estados Unidos, Austrália, Argentina, África do Sul, regiões centrais e sul da Itália e Espanha. Já em lugares mais frios, como França, Chile e norte da Itália, os vinhos costumam ser mais duros, adstringentes (sensação de boca seca) e com herbáceo muito forte.




O cultivo da Cabernet Sauvignon:

Apesar de ser reconhecida por sua capacidade de se adaptar em diferentes tipos de climas e solos, a Cabernet Sauvignon desenvolve suas melhores características quando cultivada em solos mais pobres e rochosos, como na região de Bordeaux, ou em climas com verões quentes, como no Vale de Napa. Na região de Bordeaux, de onde esse varietal se origina, os viticultores perceberam que a Cabernet Sauvignon se desenvolve melhor em terrenos com bastante cascalho e pedregulhos. Isso acontece porque esse tipo de solo oferece uma drenagem melhor, fazendo com que as plantas busquem água e nutrientes mais profundamente na terra. Além disso, os pedregulhos absorvem e irradiam o calor do sol, favorecendo o amadurecimento dos bagos.

Por outro lado, como é uma cepa que demora bastante para amadurecer, a Cabernet Sauvignon se beneficia grandemente de climas mais ensolarados, que estimulam uma maior produção de açúcares, permitindo que a uva se desenvolva de maneira adequada, diminuindo a importância de outros fatores antes prioritários, como o solo pedregoso, por exemplo. É óbvio que as condições gerais e a técnica usada no cultivo e, sobretudo, na colheita das uvas impacta grandemente o resultado final. Se as plantas apresentam produtividade alta, com muitos bagos, os vinhos resultantes serão menos concentrados e, provavelmente, mais ligeiros e ralos — observando este fator, muito viticultores praticam o raleio de cachos, reduzindo propositalmente sua produção, contudo favorecendo os cachos que ali foram mantidos. 




Harmonização com a Cabernet Sauvignon:

Ao harmonizar os rótulos deve-se ter em mente que a casta origina vinhos potentes, com bastante corpo e tanino. Dessa forma, o ideal é optar por pratos também de sabores marcantes, como carnes mais gordurosas e/ou massas ao molho bolonhesa, por exemplo. 

Se o vinho for mais encorpado e com médio ou longo amadurecimento em barricas, o mais indicado é um prato untuoso, substancioso, como carnes mais gordurosas (costela, cupim, por exemplo), polenta com ragu, pratos à base de queijos ou de embutidos.


O que combina com Cabernet Sauvignon:

Massas ao molho bolonhesa, 

Carne assada, 

Churrasco,

Risotos, 

Polenta com ragu, 

Queijos duros,

Patês condimentados.



Se você gosta desse tipo de conteúdo siga a gente nas nossas redes sociais, postamos conteúdos todos os dias ajudando empreendedores a terem uma boa gestão em seus negócios ! 


A Loyalty Contabilidade deseja um ótimo final de semana a todos !!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?

  PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?  Bem vindo a GESTÃO CERTA ONLINE !!  Ola !!  Pensando em abrir uma empresa e ainda não sabe o que é necess...