quarta-feira, 21 de julho de 2021

Como precificar a prestação de seus serviços ?


 


Saber como precificar os serviços da forma adequada é um fator muito importante para garantir a sobrevivência de sua empresa no mercado. Sem isso, fica bem mais complicado manter um preço competitivo e compensar os gastos do negócio. Porém, essa não é uma atividade simples: é preciso considerar variados elementos e realizar diversos cálculos. Fique até o final, para ter clareza na hora de precificar os seus serviços.



Diferença entre preço e valor:

Preço e Valor são vias que seguem em direções opostas. Por isso, antes de precificar produtos e serviços você deve saber o que cada conceito significa. Assim, vamos diferenciar e relacionar o valor do seu produto e o preço que ele deve ter no mercado. Antes de mais nada, saiba: o preço tem ligação direta com — custo de produção ou de compra, encargos e assim por diante. Já o valor tem a ver com a maneira como as pessoas enxergam a marca, o que só é possível descobrir por meio de pesquisas e conversas com o público. Mas qual a relação do valor com a precificação dos seus serviços? Simples: se você cobrar um preço muito baixo, provavelmente terá muitos produtos vendidos, mas atingirá um público diferente daquele que alcançaria ao cobrar preços mais altos. Já preços mais altos indicam uma valorização maior do produto. E isso depende de quem você quer que seja seu cliente e de onde está localizada sua loja, entre outros fatores.  

  


Conheça os custos da empresa:

Conhecer com exatidão os custos da sua empresa é um fator fundamental para avaliar a viabilidade comercial do negócio. Afinal, você deve ter uma projeção das suas receitas e conhecer os custos envolvidos para ter uma noção se vai conseguir ou não lucro com seu trabalho. Nesse sentido, é importante diferenciar os custos fixos dos variáveis. Na categoria de custos fixos se encontram os gastos que têm quase o mesmo valor todos os meses e que estão ligados à empresa, independentemente da produção ou das vendas, como custos de equipamentos, aluguel, salários, internet etc... Já na categoria de custos variáveis entram aqueles gastos que podem  sofrer variações conforme a produção e as vendas, como contas de água e energia, matérias-primas, entre outros. Como o dia a dia do empreendedor é bastante agitado, torna-se importante anotar todos os custos para formar uma visão real do negócio. Com isso, pode obter um resultado mais efetivo na hora de precificar os seus serviços



Riscos que podem ocorrer com uma má precificação : 

Para colocar um preço em um produto, é preciso identificar qual é o valor que gera competitividade, atratividade e lucratividade para o negócio. Ao estabelecer um preço errado, você não vai atender a algum desses requisitos e, consequentemente, sua empresa vai perder desempenho. É evidente que as estratégias de precificação têm uma influência muito grande nos lucros de uma empresa. Mesmo assim, muitos empreendedores erram e colocam seu negócio em risco. Trabalham e não veem os resultados. Quando o preço está errado, não importa a quantia que você vende: provavelmente você não terá lucro.



Defina um modelo de precificação:

Há múltiplos métodos de precificar o seu serviço: por hora, fixa por tarefa, variável, entre outros. Não há uma forma que seja considerada "a melhor". É preciso analisar o modelo do negócio e as preferências do cliente para tomar a decisão. Conheça algumas estratégias que você pode aplicar para precificar melhor os seus serviços.



MARKUP:

Podemos dizer que o markup é um índice multiplicador. Se você conseguir fazer o cálculo e chegar a ele, poderá aplicá-lo sobre o custo do seu produto para estabelecer o preço de venda sem erro nas contas. A partir dele, você terá mais segurança para negociar e oferecer descontos sem prejuízos para a empresa. Esse método tem como base o custo. Para fazer esse cálculo e chegar ao índice markup de forma bem simplificada, você deve saber o custo da mercadoria vendida, os impostos sobre a venda, o custo fixo (aluguel, salários, energia, etc..), além do lucro que deseja obter. Vamos ao exemplo :


1° É preciso identificar o percentual de despesas variáveis atribuído a cada unidade de produto ou serviço vendido;

2° É preciso identificar o percentual que representam as despesas fixas do período para cada unidade de produto ou serviço;

3° E o terceiro passo é definir uma percentual de lucro pretendido para cada produto.


Para fazermos um calculo vamos supor que o seu produto custe um valor de 50$, e você tem os seguintes índices : 100 representa o preço unitário total de venda em percentual, e as despesas variáveis, despesas fixas e lucro prentendido estejam calculados em 10% cada. Portanto:


Markup :  100/[100-(10+10+10)]

Markup : 100/(100-30)

Markup : 100/70

Markup : 1,4285 


Prontinho, agora é só multiplicar o valor do nosso produto que custa 50$, pelo valor do resultado do Markup indicado acima:

50 x 1,4285 = 71,42


É importante lembrar que a margem de lucro sobre o preço de venda nunca poderá ser superior a 100%. Você verá que se fizer o cálculo com uma magrem de lucro muito alta, próxima de 90%, 95%, o resultado se torna exponencial, cada vez mais alto. Por isso, atenção, não confunda o lucro esperado sobre o seu custo com a margem de lucro esperada sobre o preço de venda. Como o valor do lucro está embutido no valor do preço final de vendas, a margem percentual nunca poderá ser maior do que 100%.



Dobro do custo:

O dobro do custo consiste em dobrar o custo de aquisição do produto para definir o preço de venda. Entretanto, essa formula não leva em consideração outras variáveis, como tempo de estoque, encargos, transporte, entre outros. Por isso, é ideal para produtos de alta rotatividade.



Precificação Múltipla:

Sabe quando você encontra, em uma loja, um conjunto de camisa e calça por um preço que parece ser mais vantajoso do que comprar somente a blusa? Essa é a estratégia da Precificação Múltipla! Em outras palavras, é o modo de precificar que consiste em reunir 2 ou mais itens à venda com valor único. A finalidade dessa estratégia é passar para o cliente a sensação de que ele está adquirindo mais por valores menores. A desvantagem é que, se o marketing não for muito bem trabalhado, na hora de vender novamente o produto de forma separada, você pode ter dificuldades em fazer os clientes aceitarem os preços mais altos de cada um.



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