quinta-feira, 15 de julho de 2021

Você sabe como alavancar as sua vendas?

 

Sabemos que todos os departamentos dentro de uma empresa são extremamente importantes para o crescimento e desenvolvimento constante do negócio. Nesse blog iremos falar sobre as vendas do seu negócio e listar algumas estratégias para voce conseguir aplicar uma venda efetiva.

Não importa com o que você trabalha, uma coisa é certa : a sua empresa não sobrevive sem vender. As vendas são basicamente o oxigênio de qualquer negócio, e se as empresas não vendem...elas quebram. 


É importante destacar que você e todas as pessoas que você conhece, só não vendem mais pelo simples fato de que vocês não sabem como vender mais. Se você quer se tornar um profissional em vendas, você tem que entender sobre níveis de consciência, uma das estratégias mais eficientes que existem para você aumentar as suas vendas de uma forma absurda.


A primeira questão que é necessário entender, é que vendas são duas coisas : 1º Um estado emocional, 2° Uma conclusão inevitável.


A venda acontece 100% dentro da mente, e desses 100%, 80% é um processo puramente emocional. Você nunca precisa comprar nada, exceto em casos de vida ou morte é claro kkk. Toda vez que você vai comprar alguma coisa, antes de efetuar essa compra você se convence de que você precisa daquilo, mas nós não percebemos isso porque esse processo é um processo inconsciente, o nosso cérebro coloca aquele produto como prioridade imediata, tornando quase impossível não concluir aquela compra. 


Então como podemos fazer com o que o nosso produto ou serviço se torne uma prioridade imediata na vida das pessoas tornando ele irresistivel ? 


O jeito de fazer isso é provocando uma forte emoção dentro daquela pessoa ao ver o seu produto, através de estimulos externos e internos. 


Para entender melhor, vamos ao exemplo : Você está lá rolando o feed do seu instagram, só dando uma olhada bem de boa, quando de repente você se depara com um post que está vendendo aquele tênis lindo (estimulo externo , você viu aquele tênis) e você pensa "eu preciso desse tênis". De repente você já começa a se imaginar andando com aquele tênis (estimulo interno, você está imaginando aquilo dentro de você. Você usou um estimulo externo para alimentar um estimulo interno) e isso causa mais apetite ainda para efetuar aquela compra. E ai nesse momento você começa a conectar a visão que você tem desse tênis lindo, com algumas emoções muito poderosas que existem dentro de você, em menos de um segundo você começa a lembrar de momentos do passado em que você se sentiu feio e desvalorizado pelas roupas que você usava, isso tudo acontece em menos de 1  segundo e de repente você pensa "Com esse tênis eu vou ficar bonito, eu vou ser valorizado, eu vou ser respeitado, eu preciso desse tênis", você começa a sentir as emoções do resultado que aquele tênis vai te dar, e no final das contas a única coisa que importa é o resultado que aquilo vai te dar. Ok, até agora você se convenceu de que você precisa daquele tênis, você chegou em uma conclusão inevitável de que aquele tênis vai transformar a sua vida. Depois que você tomou aquela decisão a única coisa que vai faltar pra você efetuar aquela compra é a ação, e o que vai fazer você tomar a ação é uma justificativa que você vai dar para você mesmo, essa é a parte racional do seu cérebro que vai explicar a decisão que você já tomou, e se você encontrar uma boa explicação você vai comprar aquele tênis e vai dizer para você mesmo "Eu comprei aquele tênis por que estava com 50% de desconto, foi um ótimo negócio" ou então "Eu só comprei aquele tênis porque eu estava precisando muito de um tênis, o que eu tinha estava muito velho".

Agora imagina todo esse processo que foi citado acima, com um acompanhamento de um vendedor ali para influênciar mais ainda você a comprar aquele tênis. O processo seria muito mais eficiente, e provávelmente você se convenceria que precisa daquele tênis muito mais rápido. Um bom vendedor consegue te vender aquele produto sem mesmo te mostrar aquele produto, ele apenas conscientiza você de que você precisa de um tênis, e quando ele te mostrar aquele tênis você já vai estar preparado para comprar.


Como foi citado no começo do texto, uma das estratégias mais eficientes para você se tornar um profissional em vendas se chama níveis de consciência, então vamos entender um pouco mais sobre o que é isso. 


Existem 5 níveis de consciência que é basicamente como se fosse uma esteira, imagine uma esteira, agora imagine que o seu lead vai passar por essa esteira, nível por nivel até chegar no momento da compra, é preciso entender que alguns dos seus leads não vão estar no começo da esteira, então caso o seu lead esteja no nível 3, você só vai ter que levar ele até o nível 4, depois para o nível 5, que é o momento da compra. Caso o seu lead esteja no nível 1, você vai ter que levar ele até o 2, depois para o 3, 4 até chegar no 5.


Beleza, mas que níveis são esses ? E como eu vou fazer para levar o meu lead de um nível para o outro? É isso que vamos ver agora.


1° Nível de consciência : Totalmente Inconsciente.  

2° Nível de consciência : Consciente do problema.

3° Nível de consciência : Consciente da solução.

4° Nível de consciência : Consciente de você.

5° Nivel de consciência : Consciente do produto.

 

(É muito importante deixar claro que existem muito mais pessoas inconscientes do que conscientes, não importa qual seja o seu mercado ou seu nicho.)


1° Totalmente Inconsciente :

Esse nível é quando o seu público ou o seu lead não tem nenhuma noção que ele tem um problema, e ele sabe muito menos que existe uma solução para aquele problema. Aquele cara que passa o dia todo rolando o feed do instagram, assistindo netflix como se a vida dele estivesse resolvida, mas na verdade ele está lascado, e ele não sabe disso ele apenas está vivendo a vida dele normal achando que está tudo bem. Então para você chamar a atenção dessa pessoa, você precisa mostrar uma novidade que ela não sabe mas que ela deveria saber, e depois de captar a atenção dela você precisa gerar mais consciência, mostrando que ela tem um problema, que esse problema está prejudicando muito a vida dela, por exemplo aquele cara que já tem 25 anos mora com os pais, está a muito tempo desempregado, mas não vê nenhum problema nisso e não corre atrás de um emprego.


2° Consciente do problema : 

Depois que você conscientizar essa pessoa do problema que ela tem, ela vai sentir uma vontade muito grande de encontrar uma solução para aquele problema, e se você não der uma luz para ela, mostrando uma solução para aquele problema, muito provavelmente aquela pessoa vai se acomodar , aceitar aquele problema e voltar a conviver com ele como se estivesse tudo normal. O seu dever como um vendedor profissional é mostrar para aquela pessoa que você entende exatamente o que ela está passando, e assim ela vai saber que você tem a solução para o problema dela. Então nesse exemplo que estamos usando você vai dizer para essa pessoa exatamente o que ela está passando, você vai dizer "eu sei que você quer arrumar um emprego, você vê os seus amigos da sua idade formados, trabalhando, e você sente um vazio dentro de você, eu sei que em alguns momentos você tem medo do seu futuro por não estar plantando nada no momento presente , e não terá nada para colher lá na frente". Depois que você dizer tudo isso pra ele, você vai ter a atenção dele, e é ai que você vai apontar para uma possível solução. Mas tenha em mente que a solução NÃO É O SEU PRODUTO, a solução é alguma coisa que essa pessoa tem que fazer ou  buscar para resolver aquele problema. O seu produto é apenas um meio em que ele pode utilizar para alcançar essa solução, mas vamos falar sobre isso daqui a pouco...fique até o final.


3° Consciente da solução : 

Nessa etapa o seu lead já sabe que existe um problema, e ele também sabe que existe uma solução para resolver esse problema. No caso desse exemplo que estamos citando, essa pessoa sabe que ela está desempregada, e também não está estudando, ou fazendo algo que vai levar ela até o sucesso. E ela também sabe que para resolver esse problema ela precisa arrumar um emprego, e começar a estudar. Então nesse nível que estamos "3° Consciente da solução" o seu trabalho vai ser acolher ela, e dar uma direção para ela com clareza, você vai ter que trazer essa solução para a realidade, e você vai fazer isso através dos seus conteúdos e dos resultados de pessoas que  você já ajudou, e nesse momento ela vai passar a te olhar como um mentor, como um cara que realmente sabe do que está falando.



4° Consciente de você :

Agora essa pessoa já começou a te seguir, já está te acompanhando nas redes sociais e consumindo o seu conteúdo, nesse momento é muito importante que você esteja gerando muito valor para as pessoas através dos seus conteúdos, por que nesse momento essa pessoa vai passar a confiar em você pelo que você diz e o que você ensina, ela vai ver que existem outras pessoas que também te acompanham com problemas parecidos com o dela, e ela vai enxergar a transformação que você está causando na vida dessas pessoas, e enxergando isso ela vai pensar "Se existem pessoas com problemas parecidos, ou iguais aos meus, e estão conseguindo solucionar esses problemas eu também consigo!". Depois de toda essa conscientização que você causou nessa pessoa, ela vai precisar de alguma coisa para que ela consiga alcançar a solução para esse problema, ela vai precisar de um piloto que tire ela de onde ela está e leve ela até o ponto em que ela quer chegar. E adivinha só em quem que essa pessoa vai confiar para orientar ela e indicar o melhor piloto que ela pode obter? Exato, você ! , porque você é autoridade para essa pessoa. É agora que você vai apresentar o seu produto, você vai dizer tudo o que você já disse anteriormente e dizer que o seu produto é o piloto que vai tirar ela de onde ela está e vai fazer com que ela alcance a solução para os problemas dela.   



5° Consciente do produto : 

Depois que você trouxer essa pessoa até esse ponto da esteira, só vai faltar 1 única coisa para ela comprar o seu produto, uma OFERTA, essa pessoa já vai estar consciente do problema, da solução e do seu produto, agora ela só vai precisar de um bom motivo para comprar de você, e você tem que entregar uma ótima oferta. Entenda que oferta é o que você vende e produto é o que você entrega, e a oferta é simplesmete uma oportunidade daquela pessoa colocar as mãos naquele produto, na sua oferta deve conter: bonús, brindes, quantidade limitada, tempo limitado. Você só tem que dar motivos o suficientes para ele comprar AGORA de você e não deixar para depois. 


Se você aplicar essas estratégias perfeitamente, não tem erro! você vai vender qualquer coisa que queira vender.


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Referências que utilizamos para produzir esse texto : 

Eurileu Jubé - Canal no youtube
Flávio Augusto - Instagram (geracaodevalor)
Napoleon Hill - Livro Quem vende enriquece


Produzido por : Loyalty Contabilidade

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