segunda-feira, 26 de julho de 2021

Você já ouviu falar de Salário Emocional?

 


Oferecer um bom sálario sempre foi visto como o principal meio em que as empresas podem atrair e manter um bom colaborador. Contudo, isso já deixou de ser a única coisa avaliada pelos profissionais. Por isso os empresários estão cada vez mais atentos ao chamado salário emocional.O salário é um fator essencial. Contudo, benefícios adicionais como faculdade/cursos para os funcionários, academia, e outras remunerações, podem ser um diferencial para obter vantagem competitiva. Além disso, existem outros fatores que podem influenciar nessas decisões: os benefícios não materiais. Dentre eles, podemos citar um bom clima organizacional. Afinal, nenhum profissional deseja trabalhar em um ambiente desgastante. O equilíbrio de todos esses pontos pode aumentar a satisfação dos colaboradores e proporcionar resultados muito vantajosos, seja para o lado da organização ou do funcionário. 



O que é salário emocional?


O conceito de salário emocional surgiu através FIB (Felicidade Interna Bruta). É um indicador de desenvolvimento do Butão, um país que fica na região do Himalaia. O FIB foi criado para medir o progresso da comunidade através de conceitos que vão além dos econômicos e materiais. 

O salário emocional que as empresas priorizam hoje tem o intuito de promover incentivos emocionais e motivacionais aos colaboradores, proporcionando um ambiente de trabalho amigável e organizado. O objetivo desses comportamentos é aprimorar o engajamento dos colaboradores, aumentando o comprometimento e produtividade da equipe.

Dessa forma, as pessoas tendem a ter mais vontade de permanecer na empresa. Esse tipo de salário não têm ligação direta com os benefícios obrigatórios por lei que são entregues aos funcionários e nem com a entrega de valores financeiros. Eles são valores intangíveis e subjetivos, variando de acordo com as características dos profissionais de cada organização e suas necessidades. 



Qual é a importância do salário emocional para as empresas?

Como ja foi comentado acima o salário emocional trás uma enorme quantia de beneficios para a empresa e para os seus colaboradores, uma delas é o aumento da vontade dos colaborades de trabalhar na empresa e exercer o melhor serviço possível. Se uma empresa quer passar a ter mais resultados, aplicar o salário emocional com certeza pode ajudar muito, além de garantir uma saúde mental de todas as pessoas que estão trabalhando em prol de um objetivo. Veja agora alguns critérios que a sua empresa precisa adotar, caso queira aplicar o salário emocional : 




1 - Tenha uma boa liderança:

Cabe ao gestor, principalmente, conduzir o processo de desenvolvimento de sua equipe, o que irá resultar em um clima organizacional positivo e na construção do salário emocional. Isso não quer dizer que o colaborador não deva fazer sua parte, demonstrando interesse e buscando se capacitar para melhorar seu desempenho e aumentar as chances de dar um salto na carreira. É muito importante que o gestor saiba lidar com certas dificuldades e manter um ambiente livre de negatividade, caso contrário é muito dificil manter um ambiente conservado. Outra atitude que deve ser tomada pelo gestor é a disponibilidade aos seus colaboradores, isso é muito importante pois assim os colaboradores se sentem acolhidos e sem medo de perguntar quando que estão com dificuldades. Um gestor que está o tempo todo estressado e sem tempo para seus colaboradores, dificilmente consegue alavancar seu negócio.



2- Conheça o perfil dos colaboradores: 

Os gestores devem buscar conhecer o perfil dos seus colaboradores para entender quais serão as melhores soluções para aumentar a satisfação e o engajamento de toda a equipe. Afinal, do que adianta oferecer benefícios aparentemente vantajosos mas que não sejam úteis para os seus funcionários? Por isso, sempre mantenha uma boa interação com o pessoal, para estar por dentro de tudo que eles precisam e o que se passa na cabeça de cada um.



3- Contribua com todos: 

As possibilidades de desenvolvimento e crescimento na carreira devem estar disponíveis para todos. Como já citado aqui, esta ferramenta precisa ser real e, por isso, a empresa deve se preocupar com os seus funcionários, sem distinções.



4- Ofereça treinamentos:

Oferecer treinamentos sobre este conceito de salário é uma ótima opção para que todos entendam o que de fato ele significa e como devem promovê-lo na empresa. Uma ótima fonte de conhecimento são canais que disponibilizam desenvolvimento pessoal, é muito importante que todos tenham consciencia de si, e saiba controlar os seus sentimentos para trazer harmonia a qualquer ambiente em que estiverem.



E você empresário, está conseguindo manter um excelente ambiente de trabalho dentro da sua empresa? Ou você que é colaborador, o seu ambiente de trabalho está sendo confortável de se trabalhar? 


Acesse as nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que postamos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?

  PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?  Bem vindo a GESTÃO CERTA ONLINE !!  Ola !!  Pensando em abrir uma empresa e ainda não sabe o que é necess...