sexta-feira, 16 de julho de 2021

Vinho Brut

Olá é um honra ter você por aqui, para compartilhamos essa magnífica experiência. Hoje iremos falar sobre o espumante Brut, uma bebida mais natural, um pouco mais  "light", que tem uma exclente harmonização com carnes brancas, e eventos casuais. Fique até o final para saber mais sobre o Brut !


Séculos atrás, quando os primeiros Champagne foram inventados, as bebidas adocicadas estavam em alta. Na época, era comum acrescentar altas quantidades de açucar aos espumantes. Alguns produtores chegavam a colocar mais de 200 gramas de açúcar por litro.


Foi então que, por volta de meados do século XIX, os ingleses se cansaram de beber espumantes tão doces e pediram aos produtores algo mais “light”. Como o mercado inglês era um dos principais para Champagne, a solicitação foi logo aceita e, assim, nasceram os Brut – que, em francês, quer dizer algo “grosseiro, bruto”, ou seja, em estado natural. Ainda assim, os primeiros Brut geralmente tinham mais de 20 gramas de açúcar por litro.


Com o tempo e o apuramento do paladar dos consumidores, essas quantidades foram caindo significativamente e, hoje, os Champagne Brut não podem ter mais do que 15 gramas de açúcar por litro segundo a legislação francesa.


O espumante brut apresenta concentração de açúcar de no minímo 8,1g e podendo chegar até 15g. E o seu teor alcóolico no mínimo deve ser de 10% chegando até no máximo de 13% de graduação alcoólica. Costuma apresentar um final ainda seco, porém bem mais versátil que o extra brut. É também o espumante seco mais comum nas prateleiras, e o mais recomendado para quem gosta de vinhos menos doces. Em caso de dúvidas em relação a harmonização, sempre escolha um Brut.


O vinho Brut pode ser elaborado com as uvas Chardonnay, Pinot Noir, Prosseco, Sauvignon Blanc, Trebbiano, Riesling, French Colombard entre outras. Sendo que, geralmente efetuam-se cortes ou blends, misturando as diferentes variedades de uvas (ou até mesmo diferentes safras) para obter qualidade nos aromas e sabores destes espumantes.



Temperatura Ideal

Um bom espumante deve ser servido em temperatura baixas, preferêncialmente entre 6°C e 8°C, rótulos com mais corpo e mais complexos podem ser ofercidos em temperaturas um pouco maiores, aproximadamente entre 9°C e 13°C.



Métodos de Produção 

Como sabemos o vinho é a bebida produzida a partir da fermentação do mosto da uva. Durante esse processo, microorganismos chamados de leveduras presentes naturalmente na casca da uva podendo ser adicionados consomem os açucares naturais da fruta, produzindo gás carbônico e álcool. Mas você certamente já reparou que, ao abrir uma garrafa de vinho não espumante, não há presença alguma de gás. Isso acontece porque, via de regra, esse gás é perdido para a atmosfera durante a fermentação.


Como fazer uma harmonização com esse tipo de vinho

Por ser bebida leve, é interessante que o prato principal siga mesmo estilo, portanto evite combinações com carnes vermelhas e molhos do sabor acentuado, pois são mais difíceis de acertar. Peixes e frutos do mar com molhos mais encorpados e suaves, como salmão, lagosta, linguado e camarão, harmonizam com bons espumantes Blanc de Noir e Vintage. Ambos têm complexidade e estrutura que combinam perfeitamente com carnes leves.


Se você gostou desse tipo de conteúdo, segue a gente lá nas nossas redes sociais, postamos conteúdos todos os dias, ajudando empreendedores a terem sucesso em seus negócios, e também falando sobre diversos assuntos...como esse do vinho.


Um bom final de semana, acompanha um bom vinho.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?

  PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?  Bem vindo a GESTÃO CERTA ONLINE !!  Ola !!  Pensando em abrir uma empresa e ainda não sabe o que é necess...