quinta-feira, 29 de julho de 2021

3 erros que a maioria dos empreendedores cometem ao captar clientes



 A captação de clientes é uma das tarefas mais essenciais dentro de uma empresa, afinal sem clientes a empresa não sobrevive. Apesar de parecer simples, não é uma tarefa tão simples assim, é preciso um time de vendas muito preciso e capacitado para ter um bom desempenho. Contudo, preparamos 3 principais erros que os empreendedores cometem ao captar clientes, caso você esteja comentendo alguns desses erros, revise e aprimore a sua estratégia de captação de clientes. 



1- CONFIAR NO BOCA A BOCA:

Para muitos empresários, sua atuação no mercado de trabalho funciona assim: eles se formam, abrem suas empresas, divulgam para as pessoas mais próximas, aguardam seu primeiro cliente e confiam plenamente que esse boca-a-boca vai funcionar, porque reconhecem seu próprio valor. Infelizmente, essa forma não funciona na prática. Ainda que você seja um excelente profissional, é preciso ser visto e reconhecido como tal por outras pessoas para construir uma carteira de clientes consistente ao longo dos anos. O Marketing Digital veio para ficar e para crescer a cada dia mais, ao apresentar com velocidade e de maneira certeira novas soluções para empresas iniciantes e para quem já está há muitos anos no mercado. No entanto, para atuar nesse novo mercado, é preciso pesquisar e entender as ferramentas disponíveis no Marketing Digital e oferecer seus serviços e produtos de forma compatível com o que é feito hoje. O Marketing de Conteúdo, o investimento em anúncios nos gigantes Facebook e Google e outras estratégias de Marketing são fundamentais para as empresas que desejam prosperar no cenário atual. Portanto, o boca-a-boca, embora continue a existir, não pode ser o único apoio da sua empresa no que tange captar clientes. 



2- NÃO INVESTIR NO MARKETING DIGITAL:

Com o mercado competitivo de hoje e a crise financeira do país, a internet tem sido a principal fonte de divulgação do trabalho, de captação de clientes e, inclusive, de pagamento de serviços. Canais gigantes como o Google, LinkedIn e o Instagram têm servido como vitrine para seus serviços e funcionado como importantes ferramentas de atração e captação de clientes. Portanto, o caminho do Marketing Digital é oferecer seus serviços para as pessoas certas e explorar as redes sociais mais adequadas aos seus clientes. Para isso, é fundamental traçar estratégias de comunicação que estejam dentro da realidade desse cliente. Essas estratégias de Marketing Digital geram muito resultado e já estão sendo utilizadas por muitos empreendedores atualmente. Sendo assim, se você ignora essa realidade, está perdendo uma grande oportunidade, pare de deixar dinheiro na mesa.



3- NÃO FOCAR EM UM SEGMENTO:

Um dos erros mais cometidos visando obter mais lucros e mais possibilidades de cliente é não escolher um segmento para se especializar. Esse erro vem do desespero de querer ter mais clientes e acaba gerando um serviço inferior, pouco especializado e que é mal remunerado.Para focar em um segmento, você pode utilizar vários critérios de escolha. Os critérios podem partir desde uma preferência pessoal, passando por uma experiencia adquirida na sua história ou até mesmo fruto de uma pesquisa estratégica sobre um segmento lucrativo no mercado. Independentemente de qual for sua opção, o ideal é tirar um tempo para pensar no segmento, fazer pesquisas, então,  começar a estudar tudo que for específico daquele mercado. Para segmentar seu público e realmente se especializar em um segmento, você vai precisar de uma pesquisa profunda sobre o mercado que gere conteúdo de valor. Por consequência, esse conteúdo será empregado em estratégias de Marketing Digital que atrairão os clientes certos dentro do segmento que você escolheu e no qual agora é especialista. 



Dica Bônus:


4- NÃO TER UM BOM ATENDIMENTO:

De nada adianta fazer uma boa propaganda se você não cuida bem daqueles que chegam até você. Por isso, é importante investir em treinamentos para a sua equipe. Contar com um atendimento de alto padrão é o que determina o acolhimento dos clientes. Pessoas interessadas em concretizar a negociação podem desistir se forem mal atendidas em um primeiro momento. A primeira impressão é a que fica, portanto, cuide para que ela seja a melhor possível. ;)




Se esse conteúdo foi útil para você não se esqueça de compartilhar com um amigo empreendedor, assim conseguimos ajudar um maior número de pessoas !!! Se você ainda não segue a gente nas nossas redes sociais, não sabe o que está perdendo. Postamos conteúdos todos os dias ajudando empreendedores a terem uma boa gestão em seus negócios. Corre lá para não ficar de fora dessa !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?

  PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?  Bem vindo a GESTÃO CERTA ONLINE !!  Ola !!  Pensando em abrir uma empresa e ainda não sabe o que é necess...