sexta-feira, 30 de julho de 2021

Vinho Merlot

 


Enfim chegamos ao final de mais um semana, e como é maravilhoso vir aqui para compartilhar todas essas experiências com vocês. Hoje iremos falar do maravilhoso vinho Merlot, um dos vinhos mais famosos de todo o mundo. Com o seu sabor balanceado e suave é muito comum esse vinho ser encontrado nas prateleiras dos supermercados, são dezenas de rótulos com esta variedade de uva.Fique até o final para conhecer um pouco mais sobre esse maravilhoso vinho !!!! 




Origem:

Os primeiros registros da produção do vinho Merlot foi em 1784 na França, mais especificamente em Bordeaux. A Merlot é parente da Cabernet Sauvignon e da Carménére, a Carbenet Franc foi cruzada com outras uvas e deu origem a Cepas como a Merlot. Quando olhamos os vinhedos da Merlot podemos ver cachos medianos e uma coloração da pele da uva quase que azul. Existem algumas teorias do por que do nome Merlot, uma delas é que a cor da uva é igual a cor da pena de um passáro local da região de Bordeaux chamado Merle. Mais da metade dos vinhos de Bordeaux são de Merlo, essa uva também pode ser encontrada em outros países, como Chile, Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Brasil, inclusive no Brasil a uva Merlot se tornou a uva tinta simbolo do nosso país. Ela em geral gera vinhos de corpo mediano com aromas de creja, ameixa vermelha e violeta. A Merlot pode aparecer tanto sozinha como em vinhos varietais, mas ela é mais utilizada em blends, ou seja, misturada com outras uvas. O blend mais famoso é Merlot + Carbenet Sauvignon, nesse blend a Merlot entra com delicadeza e sutileza.



Caracterisricas do Merlot: 

De maneira geral, os vinhos feitos a partir da uva Merlot costumam ter uma cor vibrante, muita fruta em evidência, textura macia e sabor muito rico. Porém, quando falamos de vinho, é  importante ter em mente que tudo isso pode variar bastante a depender do terroir onde o cultivo é feito, o estilo e intenções do enólogo, entre outros fatores que vamos entender melhor frutados, taninos mais maduros, um bom corpo e níveis alcoólicos mais altos.

Os outros, ao contrário, acreditam que a casta deve ser colhida mais jovem ou no seu ponto ideal de maturação, que geralmente acontece mais cedo em comparação com outras uvas. Isso resultaria em vinhos com o corpo médio e o nível de álcool mais baixo, uma acidez mais marcante e aromas de frutas vermelhas maduras mais intensos.  

É importante deixa muito claro que um estilo de produção não é melhor do que o outro. Acontece que essas correntes foram criadas como uma maneira de encontrar o melhor momento para a colheita da Merlot. No fim das contas, o melhor vinho é aquele que melhor atende às suas necessidades, seja um vinho para acompanhar uma tábua de queijos ou aperitivos, para surpreender em um jantar especial, apostar nas harmonizações com a família ou simplesmente relaxar no dia a dia. Com toda a versatilidade e estilos de vinhos Merlot, temos certeza que você pode encontrar um que se adapte perfeitamente para cada uma dessas ocasiões



Produção:

Como já comentamos aqui, a Merlot é uma uva que está presente em muitos lugares no mundo, sendo assim, sujeita a ser exposta às mais diversas condições climáticas e solos. Essa situação acaba gerando uma discussão que gira em torno de seu cultivo, maturação e colheita.   

Alguns enólogos acreditam que essa variedade deve ser colhida o mais tarde possível, porque dessa forma ela conservará mais os açúcares da fruta e terá uma maturação mais concentrada. Essa colheita tardia também daria a uva uma intensidade de cor, maior concentração de aromas.

A região de Bordeaux, com mais da metade de seus vinhedos destinados a Merlot, é a principal produtora dentro da França. À margem direita, a uva também se faz presente nas plantações de St. Émilion e Pomero.

Aqui, os produtores preferem a colheita no que chamam de “momento ideal”, ou seja, sem deixar que a uva fique madura demais, além dessa ser uma forma de proteger as  plantações das chuvas de verão. As características deste vinho são: 


  • Aromas delicados
  • Frutado, porém evidenciando frutas frescas e mais ácidas, como morango ou framboesas
  • Taninos firmes
  • Acidez marcante, porém não agressiva.


Como se não bastassem as diferenças entre o Padrão Internacional e o Padrão Francês, especialistas comentam que outro fator que influencia diretamente o resultado final do vinho são as regiões onde são elaborados, especificamente se é uma área mais quente ou mais fria.

Acontece que nas regiões mais frias, como França, Itália e Chile, os vinhos são mais estruturados, com taninos mais presentes e com aromas de tabaco. Agora, os vinhos de regiões mais quentes, como a Califórnia, Austrália e Argentina, são mais frutados e com taninos mais delicados.

Outro diferencial entre os rótulos são os seus teores alcoólicos: em regiões mais frias, o percentual fica em torno de 13,5%, enquanto nas regiões mais quentes, os vinhos tendem a originar um percentual mais elevado, que pode ficar em torno de 14,5%.



Harmonização ideal para o vinho Merlot:

Quando se trata de um bom vinho Merlot, a harmonização perfeita tem relação com comidas um pouco mais fortes ou até mesmo gordurosas, algumas delas são:


  • Massas (lasanha, macarrão, pizza, etc)

  • Risotos;

  • Pratos à base de frango;

  • Presunto cru;

  • Queijos maturados (cheddar, parmesão, emmental, pecorino suíço,  manchego etc);

  • Comida árabe;

  • Salame;

  • Comida mexicana;

  • Carne assada (incluindo churrasco).




Se você gostou desse conteúdo, siga a gente nas nossas redes sociais e não fique de fora dos nosso próximos conteúdos ! Postamos conteúdos todos os dias ajudando empreendedores a terem uma boa gestão em seus negócios. A Loyalty contabilidade deseja um ótimo final de semana á todos, afinal, um bom final de semana acompanha um bom vinho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?

  PENSANDO EM ABRIR UMA EMPRESA ?  Bem vindo a GESTÃO CERTA ONLINE !!  Ola !!  Pensando em abrir uma empresa e ainda não sabe o que é necess...